Artigos de Opinião


 

O Futuro hoje começa no secundário

Eugénio Pina de Almeida, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar

 

O papel das instituições de ensino superior politécnicas em Portugal tem como principal fator diferenciador, o empenho direto em todas as iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas. Esta é uma dupla responsabilidade quando assumimos a liderança da formação superior, da dotação de conhecimento dos nossos jovens e da sua integração no mercado de trabalho.  Estamos a trabalhar cada vez mais cedo para uma completa integração dos sistemas de ensino, secundário e superior, numa perspetiva de continuidade.

Estamos em perfeita sintonia com as necessidades reais do Médio Tejo, trabalhando ativamente com a Comunidade Intermunicipal, com as diversas câmaras municipais que a integram e com a indústria, participando ativamente na instalação de novas indústrias e empresas na região. O potencial de crescimento espelha-se no espírito jovem e empreendedor dos nossos estudantes e no empenho demonstrado pelas escolas secundárias em apoiar os seus alunos no desenvolvimento de projetos e ideias a concurso, na plataforma de inovação da Lusideias, do Grupo Compta.

Este é um processo que pretendemos alimentar desde muito cedo, estando perto dos jovens, dando-lhes a possibilidade de participar numa iniciativa agregadora e integrante, ajudando-os a pensar as soluções tecnológicas, trabalhando ativamente para lhes permitir uma oportunidade de continuidade da sua formação e de integração futura no mercado de trabalho.

O High School Innovation Summit é uma iniciativa da nossa instituição, Instituto Politécnico de Tomar, através da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e do Grupo Compta, que premeia a ideia/o projeto, o carácter de inovação e a tecnologia. Abraçamos os jovens talentos do secundário e premiamos a sua genealidade, com bolsas de estudo na nossa instituição, com a oferta de equipamentos tecnológicos e com a possibilidade de verem o seu projeto materealizado. Este é o nosso papel, chegar cada vez mais perto dos jovens, oferecer-lhes uma formação académica superior adequada e estabelecer parcerias com o tecido empresarial, no sentido de lhes proporcionar sucesso pessoal e profissional.

O interesse pelo High School Innovation Summit é crescente, são já várias as empresas que se associaram e que têm contribuído para o seu desencolvimento, envolvendo-se na sua dinâmica de organização e criando processos internos para conhecer as ideias a concurso e colaborar no sentido de as desenvolver e implementar.

Este é um momento importante para a ESTA-IPT e para todos os envolvidos, sendo uma honra receber as muitas ideias/projetos que os nossos jovens estudantes apresentaram no Consurso de Ideias nesta edição.

O crescimento e o desenvolvimento dos jovens é feito em várias frentes, sendo de máxima importância o apoio da academia e a parceria com as escolas que a antecedem.

Daqui até ao futuro, o trabalho é de todos nós e da responsabilidade assumida por cada um dos intervenientes no processo de formação e de desenvolvimento de cada um dos nossos jovens.

O Futuro hoje, começa no secundário… O Futuro hojé é no High School Innovation Summit

 

Eugénio Pina de Almeida, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar

18 de abril de 2017

 

 


 

"High School Innovation Summit" - Um passaporte para o mercado de trabalho

Maria do Céu Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes

 

Um verdadeiro caça talentos.

Inovar desde a escola.

Este concurso é um incentivo ao empreendedorismo digital, despertando e envolvendo a comunidade para as temáticas relacionadas com a Inovação e a Tecnologia.

Um estimulo para os jovens do ensino secundário desta região alargada, autores das melhores ideias, demonstrarem um espírito empreendedor.

Um desafio à capacidade criativa dos nossos jovens estudantes. Se forem criativos nas escolas, ficarão com as bases para serem criativos nas suas vidas profissionais. No século XXI, a criatividade pode fazer diferença no complexo mundo do trabalho agravado pela concorrência de multinacionais estrangeiras que, diariamente, aliciam os melhores profissionais do sector tecnológico para carreiras internacionais com salários aliciantes.

As ideias premiadas podem vir a tornar-se soluções tecnológicas que interessem ás nossas empresas.

Uma boa ideia pode dar acesso a bolsas de estudo ou estágios de verão em empresas da região parceiras no projeto, incluindo o Grupo Compta (o centro de competências está instalado no Parque Tecnológico do Vale do Tejo, em Alferrarede), abrindo a porta para uma carreira profissional a partir da região.

A pensar no futuro – pós curso superior - e na possibilidade de abrir portas na fixação da população mais jovem para o desenvolvimento económico da região.

Mas também aproximar a comunidade académica de nível secundário e superior do mercado empresarial.

O High School Innovation Summit exibe as potencialidades desta região.

E mostra aos alunos que podem estudar aqui porque temos cursos prestigiados nos nossos politécnicos, cursos profissionais adequados às necessidades da região e do país e um tecido empresarial absolutamente disponível para abraçar estas parcerias.

Por último, gostava de deixar uma mensagem aos pais e encarregados de educação dos alunos das escolas da região abrangida por esta iniciativa. O High School Innovation Summit é um evento que junta várias entidades: a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar; o Grupo Compta e um dos seus parceiros, o Grupo IBM; a Câmara Municipal de Abrantes; a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes, a TAGUSVALLEY. Ás quais se juntam um conjunto de empresas, algumas multinacionais que operam na região.

Estamos, portanto, a trabalhar juntos. E a pensar nas oportunidades de futuro do vossos, nossos, filhos.

Desta cidade de Abrantes, onde passa o Tejo, partem ideias para o mundo.

Encerrada esta edição, já estamos a pensar e a trabalhar na edição 2018 da High School Innovation Summit.

Todos e todas serão bem-vindas.

  

 

Maria do Céu Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes

18 de abril de 2017

 

 


 

High Shool Innovation Summit, 2017 - Estamos de Portas Abertas à Inovação

Eng.º Jorge Rosa, CEO da Mitsubishi Fuso Truck Europe

 

Depois do sucesso da 1ª edição do High School Innovation Summit, a Mitsubishi Fuso Truck Europe, fabricante europeu de veículos comerciais (FUSO Canter), localizado no Tramagal (Abrantes), não podia ficar indiferente e associou-se este ano como parceiro da iniciativa. O High School Innovation Summit tem várias virtudes. Por um lado, é organizado e junta vários parceiros, quer de âmbito regional, quer nacional. Com variadíssimas competências, o que são a garantia de sucesso e de um verdadeiro trabalho em equipa. Por outro, e esse é o seu leitmotiv, procura fortalecer o triângulo da comunidade escolar, comunidade empresarial e o mercado.

Desde há muitos anos que temos um enfoque muito assertivo na comunidade escolar. Não só com as constantes visitas à nossa fábrica, mas sobretudo com os mais diversos programas de estágio. De várias áreas de actividade. Com várias Universidades, Politécnicos e Escolas Secundárias. Este mês organizaremos a 2ª edição do Hey!Hackathon, exclusivamente destinado a este público-alvo. Temos recolhido ensinamentos muito importantes destas experiências, mas também partilhado o nosso know-how.

Com mais de meio século de história, foram lançadas, desde então, várias gerações do nosso modelo Canter. O sector automóvel tem na inovação um factor crítico, de que é exemplo último o lançamento que faremos ainda este ano, do nosso modelo 100% eléctrico – Fuso eCanter. É, portanto, crucial, que encontremos motivos de fortalecimento com esta geração, fixando recursos, promovendo a mudança e a melhoria contínua.

A designada 4ª Revolução Industrial está em marcha e a nossa empresa está na linha da frente desse caminho. Um caminho que se faz com todos. Colaboradores. Parceiros. Estudantes. Estamos de portas-abertas para receber os premiados. Contém connosco!

 

Eng.º Jorge Rosa, CEO da Mitsubishi Fuso Truck Europe

5 de abril de 2017

 

 


 

 

 

High Shool Innovation Summit, 2017

Sandra Jardim, Diretora do Curso Superior de Informática e Ciências Multimédia da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT)

 

Depois do sucesso da 1ª Edição, que contou com a presença de mais de 300 alunos do Ensino Secundário, o High School Innovation Summit (HSIS) volta a 19 de abril à cidade de Abrantes. Esta iniciativa pretende crescer, tanto na ótica da envolvência com as escolas secundárias e com os alunos do 10º ao 12º ano, numa perspetiva de continuidade, como com as empresas e instituições que podem dar vida à concretização dos projetos/ideias apresentadas. A inovação é uma necessidade efetiva do crescimento das redes empresariais, onde os novos projetos serão cada vez mais a matéria prima para a diferenciação e para alcançar novos universos e mercados. Serão também estes projetos inovadores, que abrirão novas oportunidades para os jovens, com melhores perspetivas de sucesso e de empregabilidade. As empresas e os investidores estarão cada vez mais atentos aos talentos que nascem e às oportunidades de investimento, tornando os projetos em verdadeiros casos de sucesso. A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), em conjunto com o Grupo Compta, tem ao longo deste último ano, desenvolvido o HSIS em plena sintonia com as necessidades de crescimento e de produtos inovadores que a indústria necessita. Acredito que esta é a forma de garantirmos aos alunos, que a integração empresarial antes, durante e pós-formação são alvo de dedicação e de trabalho contínuo com os mercados empregadores.


A academia e a indústria lançam assim, um repto ao desenvolvimento e à criação de ideias inovadoras de suporte tecnológico, captando novos talentos e ajudando os jovens a trilhar novos caminhos de sucesso. O empreendedorismo apenas é alcançado, quando as boas ideias são partilhadas com gestores, com a academia, com a indústria com capacidade de investimento e com o desenho de estratégias adaptadas. Esta é a linha de pensamento alargado das instituições e empresas que deram o mote a este evento em 2016 – a inovação tecnológica é a arma mais poderosa para a criação de projetos diferenciadores e um mundo de oportunidades para a sociedade e para os jovens. Muito importante também, é o empenho das instituições envolvidas ao longo deste último ano, colaborando de forma imediata e eficiente nas iniciativas e na recriação do High School Innovation Summit 2017, numa união de parceiros que estende a visão do evento muito para lá da visão do imediato, numa aposta contínua da formação de uma verdadeira academia de talentos e na sua implementação tecnológica.


O High School Innovation Summit 2017, inicia um novo ciclo de crescimento e de visibilidade e a abertura a uma simbiose de sinergias entre a capacidade criativa e tecnológica dos jovens, o conhecimento académico e o investimento da indústria. O interesse da indústria pelo HSIS é uma realidade em 2017 e potencia a sua visibilidade, numa projeção contínua e crescente. A iniciativa conta já nesta edição, com o apoio de mais empresas de base tecnológica e de grande dimensão, que procuram novos talentos e oportunidades de investimento. A 19 de abril de 2017 iremos construir mais um capítulo da nossa estória e para os jovens talentos, a abertura de novas dimensões e o projetar de uma carreira.


A organização desta iniciativa é também o coroar de parcerias estreitadas com os diversos parceiros: Município de Abrantes, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, TAGUSVALLEY, Grupo Compta, IBM Portugal, SoftINSA – Engenharia de Software Avançado, Proside – Conceção e Implementação de Soluções Informáticas, Angelboost – Galactic Percentage, a Pegop – Energia Elétrica, Mitsubishi Fuso Truck Europe e Grupo Techframe – Sistemas de Informação. O sucesso deste projeto é o sucesso de todos quantos nele participam de forma dedicada, sempre na ótica da otimização do conhecimento e do crescimento de oportunidades para os nossos atuais e potenciais alunos. Estamos a fazer a diferença, porque contamos com profissionais dedicados, envolvidos no princípio da mudança, da transformação e da potenciação.


Queremos que todos façam parte deste projeto, que apenas toma forma, quando cada um dos jovens do ensino secundário, tiver uma oportunidade para mostrar o seu talento. Todos juntos, jovens estudantes, Academia e Indústria, formamos uma parceria em plena sintonia e com um só objetivo - sucesso com profissionalismo!

 

Sandra Jardim, Diretora do Curso Superior de Informática e Ciências Multimédia da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT)

4 de abril de 2017

 

 


 

 

High Shool Innovation Summit, 2017

Sofia Mota, Diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT)

 

Quando assumi a direção da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), há cerca de dois anos e meio, aceitei o desafio de fortalecer esta unidade orgânica do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) enquanto modelo de desenvolvimento regional assente na criação, na inovação e na valorização do conhecimento científico e tecnológico. Importava, pois, promover iniciativas capazes de consubstanciar uma das áreas estratégicas da ESTA visando a promoção do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, assumindo de forma clara o seu papel de centro agregador do saber e de valorização e partilha do conhecimento.

Com base nesta premissa, nasce a primeira edição do High School Innovation Summit (HSIS), em 2016, testemunhando da nova dinâmica que a ESTA estava a incutir na cidade de Abrantes e na região do Médio Tejo, congregando os esforços das suas diferentes forças vivas na criação de um ecossistema empreendedor que aposta na promoção do conhecimento, da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica; na criação de um ambiente de Networking Interescolar; e na intensificação de dinâmicas de aquisição de conhecimentos, aproximando as diferentes comunidades académicas, as autarquias, a população e o mercado empresarial.


Sabemos que hoje, mais do que nunca, os mais jovens são chamados a desempenhar um papel estratégico na procura de soluções inovadoras. Espera-se deles novos conceitos, novas ideias, novos modos de pensar e de fazer, que se traduzam num aumento de produtividade e de competitividade para a nossa região. E o HSIS permite-nos, exatamente, ter os olhos postos no futuro (pois cabe-nos a nós construí-lo), possibilitando a uma nova geração de potenciais empreendedores estabelecer laços, criar redes de contacto e desenvolver projetos e ideias de negócios, oferecendo-lhes a oportunidade de conhecer e dialogar com docentes, investigadores e empresários, bem como de aprender com exemplos de sucesso a que se pretende dar destaque neste Evento. E é por tudo isto que o HSIS se evidencia como um evento ímpar na região em que se insere, alinhando-se com os seus domínios diferenciadores e fortalecendo a sua atuação conjunta e coordenada com os seus parceiros estratégicos, por forma a gerar valor.


A primeira edição do HSIS revelou-se como um autêntico palco da promoção e da divulgação do talento regional junto dos jovens do Ensino Secundário. Desde o “Diabetic Watch” ao “Garbage online”, duas das ideias apresentadas a uma audiência de mais de 300 participantes, provou-se o quanto os jovens são dotados de uma consciência social muito acima do que se possa julgar, assumindo, de forma inequívoca, um papel proativo na busca de uma cidadania responsável, capaz de acompanhar as dinâmicas de intervenção e transformação social. Porque, no fundo, é esta a verdadeira essência do HSIS: cultivar a criatividade para melhorar a qualidade de vida.

Termino com uma palavra de apreço e de elevada estima a todos os parceiros nesta iniciativa, pois é com eles que a ESTA trilha caminho na promoção, na atratividade e na valorização da sua região.

 

Sofia Mota, Diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT)

3 de abril de 2017

 


  

A inovação é um processo com magia?

Jorge Delgado, CEO Grupo Compta

 

Muito se tem escrito e falado sobre Inovação. Contudo, muitas vezes olha-se erradamente apenas para o resultado e não para o processo, para o trabalho!

Aquela frase feita dos “10% de inspiração e 90% de transpiração” aplica-se na perfeição no que à inovação diz respeito. Muitas vezes uma boa ideia não tem sucesso porque por trás dela não existe nenhum processo de trabalho que a mature, depure e a torne, com muito trabalho, num conceito, serviço ou produto inovador.

Por outro lado, a inovação está no topo da agenda das empresas, das organizações de todo o mundo, não sendo apenas um fenómeno em Portugal. Nos dias de hoje existe uma economia da transformação, apoiada pela tecnologia, a qual assenta em processos onde a inovação é um fator central de diferenciação.

Nesse sentido lançámos a Lusídeias, a plataforma nacional de inovação do Grupo Compta, uma iniciativa que nos concedeu uma visão muito mais alargada e aprofundada sobre a inovação, sobre os projetos e sobre os empreendedores. Com base na nossa experiência, percebemos desde muito cedo que podíamos ir mais longe. Desta forma, juntámos um conjunto de parceiros de eleição alinhados com a nossa estratégia. visão e vontade, e criámos um triângulo virtuoso que pretende aprofundar a Transformação de Conhecimento em Valor (Ensino Secundário/Politécnico -> Comunidade Empresarial -> Mercado/População).

Esta visão concretizou-se na primeira edição do High School Innovation Summit, em 2016. No ano passado chegámos a mais de 700 alunos com as sessões que realizámos, tivemos 300 alunos presentes no evento, centenas de candidaturas e muitos prémios.

Mas o mais importante é que tocámos na vida de muitos jovens, assinalámos a diferença, trouxemos esta comunidade para o centro do processo, para o centro da agenda da inovação. Desafiámos os jovens e eles responderam positivamente. O HSIS é importante, uma vez que, com uma ferramenta ao seu dispor (Plataforma Lusídeias), os alunos conhecem as etapas de um processo de inovação, têm acesso a mais informação, trabalham mais próximo dos seus educadores e, numa competição saudável, encontram as ferramentas que mais tarde (aquando da sua chegada ao mercado de trabalho) podem utilizar como vantagens competitivas.

Para a edição deste ano o nosso objetivo é mais ambicioso. Queremos chegar a mais alunos e ter muitos mais no evento, todos imbuídos de um espírito de trabalho em equipa, de livre acesso a informação e conhecimento de partilha e colaboração. Inovar não pode nem deve ser um ato solitário. Ela só conta, só faz a diferença quando toca nos outros, quando se apresenta e se recebe feedback, quando é validada. E esse é o nosso objetivo principal para estas camadas jovens, os lideres de amanhã: estimular esta desinquietação, esta vontade de transformar, de fazer a diferença e de não ter medo de expor nem de partilhar as suas ideias e os seus projetos.

Só assim, e em conjunto, conseguiremos transformar o nosso amanhã com magia… e com muito trabalho!

 

Jorge Delgado, CEO Grupo Compta

29 de março de 2017

 

 


 

 

High Shool Innovation Summit, 2017

Carlos Mora, CEO Techframe S.A.

 

A inovação na sua expressão mais concreta é a forma como desde sempre, a raça humana, expandiu as fronteiras do conhecimento, traduzidas na melhoria da qualidade de vida.

O Fogo e a Roda, nos tempos pré-históricos, o Astrolábio, a Vela Latina e o Canhão de Carregar pela Culatra na idade média (inovações em que os Portugueses foram atores principais), ou a Tomografia Axial Computorizada ou a Internet na era moderna, são exemplos dos inúmeros impulsos inovadores que mudaram a nossa vida, em todas as suas vertentes. 

Mais conforto, mais saúde, mais facilidade, mais rapidez, mais conhecimento, são por vezes passos de gigante dados por mentes brilhantes, mas mais frequentemente são o acumular de inúmeras pequenas adições a um objetivo sonhado.

Quando perguntaram a Thomas Edison como é que tinha conseguido não desistir ao fim de tantas tentativas falhadas de conseguir a lâmpada elétrica, a resposta foi a de que tinha aprendido 1000 maneiras de não o fazer.

Na Techframe, acreditamos que a inovação não é o resultado da sorte, nem da inspiração ocasional de alguém sobredotado, mas sim o resultado do aproveitamento e acarinhamento de todas as ideias, que dadas as condições ideais para maturarem e se desenvolverem, vão conseguir concretizar-se no próximo produto ou serviço de sucesso, ou no natural abandonar da ideia como consequência da sua inviabilidade ou falta de interesse.

A criação de um ambiente adequado à inovação passa pela identificação precoce e permanente das ideias e oportunidades, pelo fomento das discussões multidisciplinares ao longo do ciclo de desenvolvimento, pelo fomento do pensamento “fora da caixa”, mas também pela afirmação constante pela qualidade, pela motivação para o esforço e empenho na busca do fator diferenciador entre mais um produto e “o” produto, enfim, pela criação de uma cultura de criatividade permanente que premeie os vencedores sem penalizar os vencidos, onde nada é, à partida, impossível. 

Devido a ser esta a cultura que permeia todas as camadas da Techframe, o convite para o High School Innovation Summit, não podia fazer mais sentido. A participação num evento a nível nacional, onde começam por ser transmitidos, a jovens que estão a iniciar a fase mais criativa da sua vida, conhecimentos nas mais diversas áreas, onde são disponibilizados equipamentos e tecnologias que lhes permitem inventar sem limites a aplicabilidade das ideias mais inovadoras que tenham, onde estão acessíveis os técnicos e especialistas com os conhecimentos para chegar à concretização e onde existe um saudável ambiente de competição com vista a premiar a inovação, é um evento a que não podíamos deixar de dar o nosso contributo.

Assim, é com especial orgulho que patrocinamos e apoiamos o High School Innovation Summit 2017, juntando a Techframe ao painel de prestigiantes patrocinadores, estando na expectativa que surjam ideias extraordinárias, enquanto participantes e organizadores se divertem.

 

Carlos Mora, CEO Techframe S.A.

28 de março  de 2017

 

 


 

 

Talentos a Nascer

Paulo Alves, CEO Proside & Proside Academy - CTO AngelBoost – Startup’s seed investments

 

Na era em que estamos a viver, onde o mundo evolui a uma velocidade estonteante, temos uma geração de jovens que usam as novas tecnologias em todas as dimensões, sendo a mais eminente, a socialização online, preferindo fazê-lo de forma digital, em detrimento do contato pessoal. São as novas gerações que se caracterizam pela velocidade de ação e de pensamento… A tecnologia associada à necessidade de crescer…

Gera-se assim um ambiente de competitividade nas sociedades, entusiasmante e por vez fogaz… Aquilo que é uma boa ideia, os jovens já a querem ter feita, e a vontade é tanta, que ficam ansiosos e não descansam enquanto não a virem materializada, agora em forma digital.

Nesta nova forma de viver o mundo, o jovem alimenta-se a ele próprio consumindo tudo o que existe, fomentando sonhos e colocando os cérebros humanos numa frenética produção intelectual,  e uma aumentada, continuada e persistente capacidade de invenção.

É um ciclo vicioso que sempre existiu, mas agora vivemos uma nova era, a era da reinvenção da verdadeira revolução industrial ou se quisermos a indústria 4.0, e esta dinâmica gira a alta velocidade… Tão rápida, que às vezes tenho a sensação que nos basta um mero desviar de atenção, para nos fazer perder o comboio da tecnologia evolutiva, que é sem dúvida um TGV muito potente e que abre o caminho a uma velocidade estonteante!

Esta sensação de não podermos perder o comboio, nem a nossa permanente integração no caminho da evolução tecnológica, coloca-se também, como um grande desafio aos jovens. Este universo de mentes criativas, de espírito inquieto, sentem desde tenra idade a necessidade de se envolverem em dinâmicas de grupo, de partilha de ideias e sonhos, vontades e ambições, para satisfazerem o simples objetivo de quererem mudar algo neste mundo. Um Mundo mais saudável e mais seguro, o caminho para a criação de uma vida melhor.

O evento High School Innovation Summit 2017, a realizar-se no próximo dia 19 de abril em Abrantes, é prova física deste universo de jovens dotados de uma capacidade de criação evolutiva, e pela 2ª vez, apresentarão os seus projetos/ideias inovadoras, que espelham a inquietude e a sua perseverança na mudança tecnológica ao serviço do bem maior – a tecnologia ao serviço do homem e da melhoria das suas condições de vida.

De parabéns ficarão todos os jovens que apresentem em público, o que lhes vai na alma… De parabéns ficarão todos os jovens que se “arrisquem” a participar… De parabéns ficarão todos os jovens que se empenhem em pensar numa ideia inovadora e em torná-la num novo projeto. Ambição, coragem e vontade de mudar o mundo, aliando as capacidades tecnológicas existentes, são a combinação efetiva da mudança para uma nova geração de “Talentos a Nascer”!

Determinante para a efetivação destas novas ideia é o envolvimento da indústria, que possibilita a concretização de cada novo projeto que se destaca. No atual contexto de escassez em que vivemos, Portugal é um forte exemplo da capacidade criativa ao nível das tecnologias e da inovação, mas muitas mais competências tecnológicas serão necessárias para responder aos desafios do futuro, um futuro imediato, o amanhã. São ambientes de incubação ou fábricas inteligentes que fazem mover o mundo, e todos nós podemos fazê-lo em qualquer lugar… Em abril, o High School Innovation Summit é o Lugar.

 

Paulo Alves, CEO Proside & Proside Academy - CTO AngelBoost – Startup’s seed investments

28 de março de 2017